Umbanda: Texto: Caboclo Arranca Toco
 


Caboclo Arranco Toco
Caboclo Arranca Toco

Pub 2016

Seu Arranca Toco é um Caboclo muito conhecido mas alguns desco-nhecem sua origem, este guia é o chefe da falange dos Caboclos de Obaluaye, esses Caboclos são raros, pois são espíritos dos antigos bruxos” das tribos indígenas.

São perigosos, por isso só filhos de Omulu de primeira coroa possuem esses Caboclos.

Sua incorporação parece um Preto-velho, locomovem-se apoiados em cajados.

Movimentam-se pouco.

Fazem trabalhos de magia, para vários fins.

A história conhecida deste caboclo é que foi um feiticeiro e que aju-dava muito sua tribo ensinando o poder das ervas, fontes não concre-tas dizem que vivia numa tribo na América Central e foi morto na co-lonização dos espanhóis.

O seu modo de agir em terra é parecido com os Exus, não são de falar muito preferem efetuar seu principal trabalho que é transformar energias negativas em boas, espiritualmente os Caboclos desta falan-ge são grandes pajés e feiticeiros e tem um grande conhecimento de ervas, o principal subordinado do Caboclo Arranca Toco é o Caboclo Araúna que também trabalha na linha de Obaluaye.

Outros Caboclos desta linha são: Caboclo Jacuri, Jariuna, Caramuru, Bugre, Iucatan, Pena Roxa, Pena Preta, Caboclo Roxo, Ubiratan, Pan-tera Negra, Jaguariúna, Bauru.

O sufixo “Una” quer dizer “Negra” em tupi sendo assim todo Caboclo que usar isto no nome tem ligação com Obaluaye.

Pub 2016

Se desejar conhecer mais sobre
a Umbanda clique em
Voltar