Umbanda: Texto: Tranca-Ruas - Apresentação
 


Tranca-Ruas

Tranca-Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espiri-tuais presentes na Umbanda e Quimbanda.

É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mun-do.

Exu Tranca-Ruas

Suas cores são branco, preto e vermelho, e geralmente é representa-do com um tridente, o que ao longo do tempo o fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna.

No entanto, como todos os exus de lei, Tranca Rua é para a Umbanda um espírito que percorre os caminhos de seus fieis, protegendo e gui-ando-os, livrando-os dos males.

É considerado um mentor ou educador.

Caracterização

Embora possua diversas variações, sua caracterização geralmente in-cluiu uma capa e cartola vermelhas, e um charuto na boca.

Variações

Como quase todos os exus, apresenta diversas variações, tais como Tranca Rua das Almas, Tranca Rua da Praia, Tranca Rua do Luar ou Tranca Rua do Embaré, entre outros.

Fonte: Wikipédia

Pub 2019

Quem é Exu Tranca-Ruas?

Muito se ouve falar de Senhor Exu Tranca-Ruas, ouvimos falar bem pelas pessoas que realmente entendem e conhecem a Religião Um-bandista, e ouvimos falar mal por pessoas ignorantes que desconhe-cem a essência e o trabalho dessa nobre Entidade de Luz.

O Senhor Exu Tranca-Ruas é o chefe da esquerda subordinado a Ogum.

Tranca-Ruas é a Entidade de Luz que abre ou fecha os caminhos de-pendendo da necessidade.

Existem muitas histórias sobre Tranca-Ruas porque não existe apenas uma entidade com este nome, na verdade é uma falange que traba-lha nas trevas em nome da luz e cada uma tem sua história em parti-cular.

O Senhor Tranca-Ruas não é o demônio, e as pessoas ignorantes são criminosas quando condenam e acusam esta entidade de demônio, falta de conhecimento e fanatismo que no final leva ao ridículo.

Tranca-Ruas é um dos principais guardiões da Umbanda.

Ele merece e tem que ser respeitado como tal, ele é o caminho den-tro da Religião, assim como todos os Exus e Pombos Giras, para que seja retirado todo o mal e maledicências de quem é merecedor.

Nome Esotérico: Tranca-Ruas
Nome Cabalístico:
Tarchitmache

Características

É assistente direto de Beelzebuth (Mór), no Reino do Poder.

Da mesma forma que Seu Sete Encruzilhadas (Aschtaroth), Seu Tran-ca-Ruas tem o domínio das estradas e caminhos, onde executa as or-dens dos maiores.

Sendo uma Entidade que dirige um grande número de trabalhadores, tem a sua posição na escala hierárquica do seu povo, em quase idên-tica igualdade de condições do seu “manoMarabô.

Possui o seu ponto esotérico, bem como, os seus pontos riscados e cantados, diferindo os mesmos de acordo com as irradiações nas quais são realizados os seus infindáveis trabalhos de alta magia.

À Seu Tranca-Ruas são entregues todos os pedidos feitos nas encruzi-lhadas.

Seu Tranca-Ruas foi o primeiro enviado, pelo seu maioral, para fazer contato para a formação de segurança e abertura de trabalhos de magia, condição esta do máximo respeito que deve-se a esta Entida-de, e também a razão do tridente, que o identifica, aparecer em todos os pontos riscados de esquerda e nas tronqueiras deverá ser assentado o seu ponto como segurança geral.

Se desejar conhecer mais sobre
a Umbanda clique em
Voltar