Umbanda: Texto: Apresentação - Obaluaê ou Obaluaiê
 


Obaluaê ou Obaluaiê

Obaluaê, como é conhecido nacionalmente, é o senhor da terra, o Orixá da cura, da saúde e também das doenças.

Possui vários nomes, Sapatá, Omulu, Xapanã, e é Cultuado tanto na Umbanda como no Candomblé.

Obaluaê na Umbanda é um dos sete Orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente é sin-cretizado com São Lázaro.

Também pode ser encontrados sincretismos com São Roque.

Ele é o Orixá da cura, da saúde e da transformação.

É o Orixá jovem, que corresponde ao velho Omulu, Orixá da varíola, das doenças.

São dois Orixás em um.

Obaluaê é muito cultuado e incompreendido ao mesmo tempo dentro dos terreiros de Umbanda.

Como também é o senhor das doenças, alguns terreiros procuram o não desenvolvimento do filho de santo que possui como Orixá de ca-beça, Orixá regente, este Orixá.

Omulu, ainda, é o “chefe” de todos os Pretos Velhos, e, por isso, um Orixá de extrema força e valor dentro da Umbanda.

Muitas linhas de trabalho na Umbanda também podem ser chefiadas por este Orixá, como por exemplo a dos Exus, na falange do Sr. Exu Caveira.

No Candomblé, Obaluaê, como todo Orixá, é tratado como um deus; na Umbanda, ele é uma manifestação de Deus, já que a Umbanda é monoteísta.

No Candomblé há uma lenda que Ôbaluaê, filho de Nanã ,nasceu do-ente com o corpo coberto de chagas, e por isso Nanã o abandonou na beira da praia para que o mar o levasse.

Iemanjá o achou e o escondeu em uma gruta na praia, cuidou de suas chagas e o cobriu com palha a costa para que suas cicatrizes não fos-sem vistas.

Um dia, próximo à praia Ogum dava uma festa em que todos os Orixás dançavam e cantavam.

Iansã, observadora, o viu observando de longe e veio até ele.

Ela levantou a palha de seu rosto e viu as marcas em sua pele e com sua ventarola provocou um vento tão forte que as feridas de Obaluaê saíram do corpo dele se transformando em pipoca, deixando-o limpo e são.

A saudação de Obaluaê é: Atotô, Obaluaê!

Seu dia da semana é a segunda-feira, dia, também, dos Exús e Pom-bas-giras .

A vela utilizada para este Orixá é a preta e branca .

Seu campo de força é a calunga pequena, ou seja, o cemitério, onde todo Umbandista deve pedir permissão ao senhor Obaluaê/Omulu pa-ra entrar e sair.

Fonte: Wikipédia

Pub 2018

Ervas: Aroeira, Assa-peixe, Babosa, Camomila, Canela de Velho, Car-naúba, Hera, Erva de Passarinho, Jamelão, Jurubeba, Levante ou Ale-vante, Mamona branca, Manjericão roxo, entre outras.

Se desejar conhecer mais sobre
a Umbanda clique em
Voltar