Dez Fatos Sobre Pneus Que Todo Motorista Deveria Saber

Fonte MSN - 16/03/2018
Garagem 360
Da Redação, com assessoria 13 horas atrás

 
 

© Foto: Daniel M. Hendricks on Visual Hunt / CC BY-ND

Os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo.

Portanto, fazer a manutenção adequada é essencial para garantir a segurança.

Pensando nisso, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) elencou 10 fatos sobre pneus que todo motorista deve saber.

1 – Desgaste

Circular com pneus desgastados influencia a estabilidade do veículo e coloca em risco a segurança do motorista.

Para saber se está na hora da troca, basta conferir os TWIs (Tread Wear Indicators, em Inglês), saliências com 1,6 mm de altura pre-sentes nos sulcos.

Caso o desgaste esteja próximo ou chegado a este indicador, então a substituição é necessária.

Segundo a resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.

O veículo pode ser apreendido.

2 – Calibragem

A calibragem deve ser feita semanalmente, sempre a frio, seguindo as orientações do manual do veículo.

A baixa pressão deixa a direção mais pesada, aumenta o consumo de combustível e também o desgaste.

Além disso, eles ficam mais susceptíveis a danos e rompimentos por choque em buracos.


LEIA MAIS: Saiba como prolongar a vida útil dos pneus de caminhão
Site Desativado
https://garagem360.com.br/saiba-como-prolongar-vida-util-dos-pneus-de-caminhao/

Aumento no consumo, maior espaço de frenagem e redução da vida útil;
evite tudo isso apenas calibrando os pneus:

https://garagem360.com.br/evite-isso-calibrando-os-pneus/

Já quando há excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilidade em curvas.

Quando for calibrar, verifique a pressão do estepe e seu estado.
Ele deve estar sempre pronto para ser usado.

3 – Excesso De Peso

Os pneus foram concebidos para suportarem índices de cargas especí-ficos para cada modelo e aplicação, inclusive considerando os proje-tos dos veículos onde serão instalados.

O excesso de peso pode prejudicar sua estrutura.

Para evitar que isso aconteça, veja quais são as recomendações do fabricante do veículo para não passar do seu limite.

4 – Alinhamento

Impactos mais fortes podem causar desalinhamento da suspensão, o que resulta em desgaste irregular e prematuro dos pneus, bem como em desalinhamento da direção.

Um dos indicadores destes problemas é sentir o veículo puxando para um lado.

Mesmo que isso não aconteça, o alinhamento das rodas deve ser reali-zado a cada 10 mil quilômetros rodados.

5 – Balanceamento

Assim como o alinhamento, o balanceamento deve ser realizado a ca-da 10 mil quilômetros rodados.

Ele também deve ser feito caso sinta vibrações ou quando trocar o pneu.

6 – Rodízio

Com o passar do tempo, os compostos do veículo podem ter níveis di-ferentes de desgaste.

Para compensar esse desequilíbrio, deve ser realizado o rodízio, sem-pre de acordo com as orientações do manual do veículo.

Além de corrigir a diferença, ele também melhora a estabilidade, es-pecialmente em curvas e frenagens.

7 – Produtos Que Atacam O Pneu

Derivados de petróleo atacam a borracha.

Por isso, não estacione sobre poças de óleo e verifique se os produtos usados nas rodas têm alguns destes elementos.

8 – Saber Ler O Pneu

As letras e números na lateral do pneu estão relacionados a informa-ções sobre o próprio composto.

Dados sobre carga e pressão máxima, local e data de fabricação, limi-te de velocidade, dimensões, tipo de construção e modelo.

9 – Escolhendo O Pneu Certo

Na hora da troca, consulte o manual do veículo para saber qual mo-delo é indicado.

É possível encontrar informações sobre o tamanho e os limites de car-ga e velocidade para que se possa escolher o ideal.

10 – O Que Fazer Com O Pneu Usado?

Um pneu usado pode ajudar o meio-ambiente.

Basta deixar os compostos usados no ponto de venda quando for ad-quirir o novo.

Dessa forma é possível destiná-los de forma ambientalmente correta.

Seus materiais podem ser usados para fabricar outros itens como as-falto-borracha, pisos de quadras esportivas e de playgrounds, bem como tapetes de borracha e solas de sapatos.



 
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