Casa Edison - Esta História Merece Ser Contada!

Recebi em 28/02/2012
 


Colaboração da amiga Maria Teresa (Portugal)

Casa Edison

FRED FIGNER

OS GRAMOFONES

Frederico Figner nasceu em dezembro de 1866 em Milewko, na então Tcheco-Eslováquia.

Ainda muito jovem e buscando ampliar seus horizontes migrou para os Estados Unidos, chegando ao país no momento em que Thomas Edison estava lançando um aparelho que registrava e reproduzia sons por intermédio de cilindros giratórios.

Fascinado pela novidade, adquiriu um desses equipamentos e vá-rios rolos de gravação, embarcando com sua preciosa carga em um navio rumo a Belém do Pará, onde chegou em 1891 sem conhecer uma única palavra do Português.

Naquela cidade começou a exibir a novidade para o público, que pagava para registrar e escutar a própria voz.

O sucesso foi imediato e, de Belém, Fred se dirigiu para outras praças, sempre com o gravador a tiracolo.

Passou por Manaus, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salva-dor antes de chegar ao Rio de Janeiro, no ano seguinte, já falando e entendendo um pouquinho do nosso idioma e com um razoável pé de meia.

Na Cidade Maravilhosa Figner abriu sua primeira loja, a Casa Edison, em um sobrado da Rua Uruguaiana, onde importava e co-mercializava esses primeiros fonógrafos.

Comercial da Casa Edison da Rua Uruguaiana

CASA EDISON

Por essa mesma época o cientista judeu Emile Berliner tinha acabado de lançar nos Estados Unidos um equipamento de grava-ção que utilizava discos revestidos com cera, com qualidade sonora superior ao do aparelho de Thomas Edison.

Fred Figner percebeu de imediato o potencial da nova invenção e transferiu seu estabelecimento de um sobrado da Rua Uruguaiana para uma loja térrea na tradicional Rua do Ouvidor, onde abriu o primeiro estúdio de gravação e varejo de discos do Brasil, em 1900.

Casa Edison da Rua do Ouvidor

OS PRIMEIROS DISCOS

Os discos fabricados por Figner nessa fase inicial utilizavam cera de carnaúba, eram gravados em apenas uma das faces e tocados em vitrolas movidas a manivela.

Apesar das limitações técnicas, essa iniciativa representou uma verdadeira revolução para a música popular brasileira, que engati-nhava, pois até então os artistas só podiam se apresentar ao vivo ou comercializar suas criações por intermédio de partituras impres-sas.

O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo can-tor Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano,em 1902.

Era o lundu Isto é Bom, de autoria do seu conterrâneo Xisto da Bahia.

A partir daí mais e mais artistas começaram a gravar suas compo-sições em discos que eram distribuídos pela Casa Edison do Rio e também pela filial que Figner havia aberto em São Paulo.

A procura pelos discos cresceu tanto que em 1913 Fred decidiu instalar uma indústria fonográfica de grande porte na Av. 28 de Setembro, Vila Isabel, dando origem ao consagrado selo Odeon.

Discos Odeon

A MANSÃO FIGNER

Fred Figner era um homem à frente do seu tempo e para coroar o sucesso nos negócios decidiu erguer uma residência que espelhasse seu perfil empreendedor.

A hoje conhecida Mansão Figner, na Rua Marquês de Abrantes 99, no Flamengo, abriga o Centro Cultural Arte-Sesc e o restau-rante Bistrô do Senac.

É considerada um exemplo arquitetônico raro de “casa burguesa do início do século 20”.

Fred Figner utilizou-a como hospital, em 1918, durante a pande-mia conhecida como Gripe Espanhola.

Apesar dele próprio estar acometido pela enfermidade, atuou co-mo um prestativo auxiliar de enfermagem, transformando seu pala-cete em uma improvisada enfermaria de campanha que chegou a abrigar quatorze pacientes em seu interior.

Mansão Figner - Hoje

RETIRO DOS ARTISTAS

Fred era um homem generoso e solidário.

Pela própria natureza do trabalho nas suas duas gravadoras havia se tornado amigo de muitos músicos e cantores de sucesso.

Em uma época que antecedeu à criação da Previdência, ficou cons-ternado com a situação de penúria que alguns desses artistas ti-nham de enfrentar ao chegar à velhice.

Sensibilizado com esse verdadeiro drama social, não titubeou e decidiu doar o terreno, em Jacarepaguá, para a construção da mo-delar instituição Retiro dos Artistas, que funciona até os dias de hoje.

Retiro dos Artistas em Jacarepaguá

O FINAL

Em 19 de janeiro de 1947, quando faleceu, aos 81 anos de idade, ao se abrir seu testamento, verificou-se que Fred Figner havia destinado parte substancial dos seus bens às obras sociais de Chico Xavier.

O jornal carioca A Noite Ilustrada publicou editorial em que o judeu Frederico Figner foi honrado, post-mortem, com o merecido título de “o mais brasileiro de todos os estrangeiros”.
 



 
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