Bateria De Escola De Samba

Principal Ritmo Brasileiro - Pequena Demonstração

Recebi em 22/06/2008
 

Colaboração do amigo Gladiador
 

Bateria

Surdo de primeira

É o maior surdo e o que dá o andamento principal ao samba, ser-vindo como base.

Os puxadores se guiam por ele para não acelerar ou desacelerar o canto do samba.

Em geral, há um surdo de primeira junto aos puxadores, como guia.

Tem uma afinação mais forte e mais aguda do que a dos surdos de resposta.

Surdo de segunda

É a resposta ao surdo de primeira.

Serve como sustentação para o samba no momento em que o surdo de primeira está  'parado', sendo um contraponto.

Surdo de terceira

Aparece entre os outros dois (um pouco antes do surdo de se-gunda).

Serve para dar um molho especial à cadência, quebrando a du-reza dos outros surdos e dando um balanço à marcação.

A batida varia de escola para escola, pois cada uma utiliza um tempo de corte.

Caixa de guerra

É o que dá o som característico ao samba.

Só com o som da caixa já se pode identificar uma escola de samba.

É sempre tocado com duas baquetas, e tem duas cordas sobre o 'couro' que dão uma afinação diferente.

Marca o andamento, mas permite floreios que não ocorrem nos surdos.

A forma como se toca uma caixa varia também de escola para escola: algumas utilizam o instrumento embaixo, na altura da cintura, tocando normalmente com as duas mãos; outras põem a caixa 'em cima', utilizando uma mão como apoio e a outra livre.

Tarol

O tarol é uma caixa de guerra mais fina.

O som é muito semelhante, e o tarol, em tamanho, equivale a 'meia caixa'.

Repique

É uma resposta à caixa.

É bastante utilizado nas paradinhas e as viradas do samba como 'se-nha' para a volta dos demais instrumentos.

Antigamente, utilizava-se predominantemente o repique nas pa-radinhas.

Hoje, já admite-se o uso de chocalhos, tamborins e outros, en-quanto o resto da bateria silencia.

Chocalho

É formado por várias fileiras de 'chapinhas'.

Há chocalhos com duas, três, quatro, cinco e até seis fileiras.

Não há uma grande diferença no som dos chocalhos devido ao número de fileiras (mas uma maior quantidade de fileiras pro-duz um som mais forte).

Esse instrumento aparece mais nos refrões, e fica passagens in-teiras do samba sem ser tocado.

O chocalho ajuda a caixa a dar o suingue do samba, mas é mais leve.

Tamborim

É um dos instrumentos mais importantes, já que faz todo o de-senho do samba.

Enquanto os surdos e a caixa fazem uma marcação contínua, o tamborim faz diferentes bossas no samba.

Sua baqueta pode ter ponta única ou múltipla, o que produz sons diferentes.

Por sua importância dentro da bateria, o naipe de tamborins costuma ter diretores específicos para ele.

Cuíca

O som da cuíca é produzido através de uma pequena haste que fica em seu interior, que puxa um esticadíssimo couro que re-veste o instrumento.

Seu andamento é dependente da marcação dos surdos, que são seguidos pela cuíca.

As cornetas e outros apetrechos que aparecem em algumas cuí-cas na Avenida são meramente decorativas.

Agogô

Tem um dos sons mais agudos da bateria.

A bateria do Império Serrano é famosa por privilegiar seu naipe de agogôs, o que acabou por se tornar uma das maiores marcas da escola.

Em 2001, foram mais de 50 agogôs na bateria da verde-e-branco de Madureira.

Reco-reco

Formado por uma haste e um pedaço de madeira (ou metal), seu som é produzido pelo atrito entre essas partes.

Algumas baterias já não têm mais reco-recos entre seus ritmis-tas, mas muitas ainda mantêm esse instrumento.

Pandeiro

Dá um ritmo característico ao samba, mas tem um som pouco audível no conjunto da bateria.

Por isso, muitas escolas aboliram o pandeiro de suas baterias.

É usado como 'alegoria' por muitos ritmistas, que o tocam para as mulatas sambarem e fazem coreografias.

Prato

Outro instrumento utilizado basicamente como 'alegoria' pelos  ritmistas.

Em geral, as escolas têm uma ou duas pessoas com o prato, à frente da bateria, sambando e fazendo malabarismos.

O som, produzido pela batida de um prato no outro, é bastante forte.

Fundo Musical: Batucada



 
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