A Origem Das Coisas

Recebi em 19/03/2006
 


Colaboração
do amigo Marcelo Luís Chaves

Aspirina

É da casca do salgueiro que vem o princípio ativo da aspirina.

A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefaleia Mesopotâmia, 3 mil anos a.C.

No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897.

O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico para aliviar as dores reu-máticas do seu pai.

O nome do remédio mais popular do século foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" é a raiz do ácido epírico (substância quimica-mente idêntica ao ácido acetilsalicílico); e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todos os medicamentos no final do sécu-lo XIX.

Alka-Seltzer

No inverno de 1928, Hub Beardsleypresidente dos Laboratórios Dr. Miles, visitou uma redação de um jornal e viu que nenhum fun-cionário havia faltado por causa da gripe que estava contagiando todos.

Explicaram-lhe que eles tomavam uma combinação de aspirina e soda caustica.

Beardsley pediu aos seus químicos para testarem a fórmula.

O químico Maurice Treneer foi mais longe e criou o Alka-Seltzer 3 anos depois.

Creme Nívea

Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele.

O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, com-postos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, for-mava o creme.

"Branco como a neve", foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela.

A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada.

A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.

Cotonetes

A ideia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Es-tados Unidos pela Johnson & Johnson em 1921.

No começo, o Wooden Aplicator, uma haste de madeira com algo-dão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios.

Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson's Cotton Tipped Aplicator, disponível para venda direta ao consumidor e indicado para o público infantil.

Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.

Chanel Nº 5

A partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a fran-cesa Coco Chanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais importantes estilistas do mundo.

O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias.

O 5 era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o pro-duto no dia 5 de maio de 1921.

Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso.

Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir.

Marilyn respondeu: "Apenas algumas gotas de Chanel nº 5".

Canivete Suíço

Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884.

Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos solda-dos suíços em outubro de 1891.

Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e batizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria.

Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferra-mentas: abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, ser-rote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola.

O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas.

Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.

Caneta Bic

Marcel Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas.

As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziam sucesso, e Bich decidiu investir no produto.

Procurou o seu inventor, Ladislao "LaszloBiro, comprou a paten-te e iniciou a fabricação da caneta Bic, cujo modelo é praticamen-te o mesmo até hoje.

Atualmente, são vendidas 10 milhões de canetas por dia.

Barbie

A boneca mais famosa do mundo, lançada em 1958, foi inspirada em Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos.

Ruth achava as caras das bonecas da época infantis demais e dese-nhou a Barbie com um ar mais adulto.

Ao lado do marido Elliot, que fabricava casas de bonecas, em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel.

Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de unidades.

Se todas elas fossem colocadas em pé, uma sobre as outras, dariam mais de sete voltas ao redor da Terra.

A cada dez segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo.

Ken, o namorado de Barbie, de 1961, também foi inspirado no fi-lho do casal.

Kellogg's

Em 1860, os Adventistas do Sétimo Dia que foram para Battle Creek, Michigan, formaram uma comunidade que ficou famosa pe-lo seu estilo de vida e alimentação saudável.

O adventista John Harvey Kellogg, depois de estudar medicina, voltou a Battle Creek e tornou-se diretor do centro de saúde.

Percebeu, então, que as refeições vegetarianas eram muito leves e os pacientes partiam após curta estadia.

Kellogg e o seu irmão, Will Keith, começaram a criar novas e sabo-rosas formas de alimentos.

Preparavam no vapor e na pressão vários tipos de grãos e, assim, criaram um variado menu vegetariano.

No entanto, ainda faltava um pão de grãos integrais com pouco amido.

Após muitas experiências, chegaram acidentalmente aos flocos de trigo.

Depois surgiram os flocos de arroz e os de milho (corn flakes).

O tigre Tony, símbolo dos Kellogg's, foi criado em 1952 pela agên-cia de publicidade americana Leo Burnett.

Jacuzzi

A Jacuzzi foi fundada no início do século XX por 7 irmãos, imi-grantes italianos que se instalaram nos Estados Unidos.

A empresa era bem sucedida fabricando hélices de avião e bombas de irrigação para agricultura.

Em 1956, uma pessoa da família precisou de um tratamento de hi- droterapia.

Os engenheiros da Jacuzzi adaptaram uma dessas bombas para ser usada numa banheira.

Roy Jacuzzi viu aí um bom negócio e colocou as banheiras de hi-dromassagem no mercado em 1968.

Harley-Davidson

Foi de um barracão na cidade de Milwaukee, Estados Unidos, em 1903, que saiu a primeira moto batizada com o sobrenome dos seus criadores: o desenhista William Harley e o engenheiro Arthur Davidson.

E era preciso pedalar para pegar.

Para a Primeira Guerra Mundial, a empresa recebeu do exército americano a encomenda de 20 mil unidades, algumas com metra-lhadoras.

Na Segunda Guerra Mundial, voltou à luta: 90 mil motocicletas de 750 cilindradas serviram as forças americanas.

Gillette

King Camp Gillette, em 1895, percebeu que para se barbear, ape-nas era necessária a ponta da lâmina da navalha.

Pensou então em fabricar uma lâmina de aço pequena e descartá-vel.

Os industriais não acreditavam ser possível fazer uma lâmina pe-quena, de bom corte e barata a ponto de ser deitada fora depois.

Com a ajuda do mecânico William Nickerson, resolveram os pro-blemas técnicos.

Assim surgiu a Gillette Safety Company, em 28 de setembro de 1901.

A produção começou em 1903 e no primeiro ano foram vendidos 51 aparelhos e 168 lâminas.

Os negócios dispararam em 1905.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo americano enco-mendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas para os seus soldados.

Nessa época, a empresa já vendia 1 milhão de aparelhos e 120 milhões de lâminas por ano.

A Gillete lançou o conceito de 2 lâminas paralelas em 1971 e o Sensor, em 1990.

Farinha Láctea Nestlé

Em 1867, Henri Nestlé, um químico alemão que morava em Vevey, na Suíça, descobriu um mercado emergen-te: o dos alimentos in-fantis.

Começou a fabricar uma farinha nutritiva para crianças, à base de cereais e leite: a Farinha Láctea Nestlé.

O nome Nestlé, em alemão, significa "pequeno ninho".

E foi justamente esse o símbolo da empresa, porque traduz o cari-nho da mãe com os filhos.

A Nestlé, é a maior indústria alimentícia do mundo.

Fanta

Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no prepa-ro do refrigerante, os donos da fábrica tiveram de ir à procura de novos ingredientes e inventaram a Fanta.

O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirado da pa-lavra fantástica, que é parecida em muitas línguas.

Entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não per-der o registro.

Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrige-rante de laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955.

Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959.

Donuts

Em 1946, os donuts do americano William Rosenberg faziam tanto sucesso que o horário do lanche das indústrias da região da Nova Inglaterra passou a ser ajustado ao seu itinerário.

Para facilitar o consumo, o donut vinha envolto no açúcar e o café simples, sem açúcar, era servido numa caneca.

Todos os clientes mergulhavam o doce no café antes de saboreá-lo.

Os clientes satisfeitos insistiram para que ele abrisse uma loja.

E assim formou-se a grande rede.

As rosquinhas foram criadas no século XVI por padeiros holande-ses, mas ainda não tinham o tradicional furo no meio.

Isso só apareceu em 1847, criado pelo marinheiro americano Han-son Gregory.

Essa criação valeu-lhe uma placa de bronze na sua cidade natal, Rockport.

Danone

Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leite fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos bene-fícios do alimento.

Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas à palavra inglesa one, pois o menino era o primogênito.

O negócio prosperou na Espanha e, em 1932, Daniel Carasso mon-tou uma fábrica em França.

Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos.

Lá fundou a Dannon Companny.

Nesse período, as fábricas francesa e espanhola tinham ficado com pessoas de confiança e, quando Daniel voltou à Europa, em 1952, reassumiu o controle.

Playboy

Em 1953, aos 27 anos, o americano Hugh Hefner era diretor de circulação da revista Children's Activities.

Ele acreditava que havia mercado para uma revista de jovens adul-tos, mas as publicações masculinas eram sobre caçadas, armas, carros, etc., e ignoravam os assuntos que mais preocupava os ho-mens: mulheres.

Por 500 dólares, comprou os direitos de fotos que Marilyn Monroe tirou para um calendário no início de carreira, emprestou dinheiro com amigos e parentes e criou uma revista.

O nome seria Stag Party (em português, farra) e o símbolo, um veado a fumar e à espera de uma companhia feminina.

Na véspera do lançamento, porém, Hefner descobriu que havia uma publicação com esse nome.

Pensou em vários outros - Top HatBachelor, Gentlemen - até que um amigo sugeriu Playboy, nome de uma fábrica de carros falida.

Hefner encomendou ao desenhista Arthur Paul uma nova masco-te.

O coelho foi adaptado e hoje é uma marca  mundialmente conheci-da.

Em outubro de 1953, dos  69.500 exemplares do primeiro nú-mero, 54.175 foram vendidos.

Ovomaltine

O químico suíço Georges Wander pesquisava um complemento ali-mentar nutritivo e forte e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada.

A sua morte fez com que o seu filho, Alberto, continuasse as pes-quisas.

Em 1904, Alberto Wander criou a fórmula do Ovomaltine, com extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, cacau, vitaminas e sais minerais.

Dois anos depois, começou a produzi-lo na cidade de Berna.

Nescafé

Nos anos 30, houve uma superprodução de café e os preços do produto no mercado internacional desceram bastante.

O Brasil, o maior produtor da época, entrou numa crise séria.

Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café.

Então as autoridades brasileiras sugeriram que a Nestlé, que já fabricava leite em pó, desenvolvesse um café solúvel.

As pesquisas de Hans Morgenthales levaram 7 anos e o seu grande mérito foi descobrir que se deveria acrescentar hidratos de carbo-no à matéria-prima para manter o aroma do café.

A produção de Nescafé foi iniciada em 1939.

McDonald's

Ray Kroc vendia multimixers, máquinas que batiam 6 milk-shakes de uma só vez.

Em 1954, ele foi conhecer um pequeno drive-in de hambúrgueres que precisava de 8 dos seus multimixers de uma só vez.

Era o estabelecimento dos irmãos Dick e Maurice McDonald, onde as pessoas faziam fila para comprar um hambúrguer por 15 centa-vos ou uma porção de batatas fritas por 10 centavos.

Krok imaginou que se os McDonald abrissem mais 10 estabeleci-mentos, ele poderia vender 80 multimixers.

Os irmãos já tinham vendido franquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a imagem do estabelecimento.

Mesmo assim, Kroc convenceu-os a abrir novas lojas.

Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais.

Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes de-veriam ter a aparência exata daquele de San Bernardino.

A primeira loja, aberta em abril de 1955, em Des Plaines, Illinois, foi um grande sucesso.

Em 1957, eram 37 estabelecimentos.

A dedicação de Kroc aos estabelecimentos era total, e logo se can-sou da letargia dos irmãos McDonald.

Comprou a companhia com 2,7 milhões de dólares vindos de um in-vestidor.

Na década de 60, os estabelecimentos ganharam lugares para se sentar.

O sistema drive thru apareceu no início dos anos 70.

Ronald McDonald, símbolo da rede, foi criado em 1963.

Levi's

Levi Strauss chegou aos Estados Unidos em junho de 1847.

Foi trabalhar para os seus irmãos mais velhos, vendendo tecidos e objetos domésticos em Kentucky.

Dois anos depois, partiu para a Corrida do Ouro, na Califórnia.

Vendeu todos os seus pertences, mas não conseguiu desfazer-se de uns rolos de lona.

Quis vendê-los como material para tendas ou para cobrir carroças, mas as pessoas queriam calças resistentes.

Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em maca-cões, que foram vendidos rapidamente.

Logo abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco.

E quando Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido de Ni-mes), mais resistente e durável, tingiu-o com índigo.

Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a cha-mar a calça de Levi's blue denim ou blue jeans.

Na década de 1860, o alfaiate Jacob Davis colocou rebites para re-forçar os bolsos que se rasgavam.

Levou a bem-sucedida ideia para Levi e tornaram-se sócios.

O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia.

Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501.

Lego

O carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen começou a  fabri-car, em 1932, carrinhos de madeira artesanais para o seu filho, Godtfred.

Depois passou a fazer brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras pecinhas de plástico para encaixar.

A palavra Lego vem da expressão leg godt que significa "bem joga-do".

Lacoste

Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal respon-sável pela primeira vitória francesa na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills.

Ele usou a figura de um crocodilo como brasão num blazer azul-marinho e numa camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até ao pescoço, desenhados por ele mesmo.

O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aber-to dos Estados Unidos.

Dois anos depois, ele abandonou os courts por causa de uma tuber-culose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.

Kodak

O americano George Eastman, inventor do filme em rolo, revolu-cionou o mercado em 1888 criando uma máquina fotográfica sim-ples, leve e barata.

Ela foi batizada de Kodak, nome curto e fácil de ser pronunciado em qualquer língua.

Ao terminar o filme, o cliente deveria levar a máquina até ao local em que a havia comprado para que ele fosse retirado.

As fotos eram reveladas e entregues em 10 dias.

Com o slogan "Aperte o botão que nós fazemos o resto", 90 mil máquinas Kodak foram vendidas no primeiro ano.

Kleenex

Quando houve falta de algodão no mercado, em 1914, a Kimberly-Clark, fabricante de papel, criou um substituto macio e absor-vente: o cellucotton.

Durante a Primeira Guerra Mundial, foi bastante usado como filtro para máscaras de gás e em hospitais e prontos-socorros dos Es-tados Unidos e da Europa.

Com o fim da guerra e da escassez do algodão, a Kimberly-Clark procurou novas maneiras de vender a sua criação.

Em 1929, lançaram os lenços de papel Kleenex com a caixa pop up (ao puxar uma folha, parte da próxima sai da caixa).

Uma pesquisa indicou que, em vez de usarem os lenços para remo-ver cremes e maquiagem, as pessoas usavam-nos como lenço de nariz.

A publicidade do Kleenex foi mudada e o seu slogan dizia: "Não po-nha um resfriado no seu bolso".

Relógios Swatch

Os engenheiros Elmar Mock e Jacques Muller procuraram Ernst Thomke, diretor-gerente da companhia de relógios ETA, na Suíça, para apresentar o primeiro protótipo de um relógio de plástico.

Era 1 de julho de 1980.

Naquela época, a indústria de relógios suíça atravessava uma série crise por causa dos fabricantes asiáticos, que ofereciam relógios a preços baixos.

Em 1 de março de 1983, o Swatch (abreviatura de Swiss watch, relógio suíço) foi lançado.

Era um relógio de alta precisão e qualidade, à prova de água e cho-que, por um preço bastante acessível.

Ray-Ban

Conta-se que os óculos escuros foram inventados pelos chineses no século XIII.

Bausch & Lomb, primeira empresa óptica americana, foi fun-dada em 1850 por dois amigos, J. J. Bausch e H. Lomb.

Em 1920, a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda: produzir uma proteção ocular para os seus pilotos de caça, que en-frentavam sérios problemas de visibilidade.

Depois de dez anos de pesquisa, apresentaram óculos com lentes verdes, que refletiam os raios solares.

Somente em 1936 a novidade foi batizada de Ray-Ban e come-çou a ser vendida ao grande público.

Rolls-Royce

Rolls-Royce, o carro mais cobiçado do mundo, surgiu da união en-tre o mecânico Henry Royce e o aristocrata Charles Stewart Roll, vendedor de automóveis.

Henry projetou um carro revolucionário e  convenceu Charles a conhecê-lo. Era maio de 1904.

Na oficina de Henry, Charles não gostou do motor de 2 cilin-dros até perceber que o carro era silencioso.

Depois de um passeio, Charles fez a proposta: criaram a Rolls-Royce, assegurando o direito de exclusividade na venda de toda a produção.

A parceria durou 6 anos.

Charles morreu num acidente de avião em 1910.

Depois da morte de Henry, em 1933, a plaqueta com as letras RR que identifica a marca passou a ter fundo preto, em vez do verme-lho original.

A estatueta A Dama Voadora, que fica na frente do carro, foi cria-da em 1910 pelo escultor inglês Charles Sykes.

Post-It

Em 1968, Spencer Silver, cientista da 3M, pesquisava um adesivo muito aderente, quando alguma coisa deu errada.

O resultado foi um adesivo fraco, que aderia levemente à superfí-cie em que era colocado.

Silver espalhou a notícia na esperança de encontrar alguém que pudesse utilizar o seu invento.

Enquanto isso, Art Fry, outro químico da 3M e membro de um coro de igreja, não conseguia manter presas as tiras de papel que utili-zava para marcar as páginas das músicas.

Lembrou-se então do adesivo descoberto pelo colega.

Os dois perceberam que haviam descoberto um conceito totalmen-te novo em blocos de recados.

Enquanto o adesivo era aperfeiçoado, Art Fry enviava amostras às secretárias e executivos da 3M.

Todos solicitavam mais.

Em 1980, os blocos de recados Post-it chegaram ao mercado.

Polaroid

O físico americano Edwin Land estava tirando fotos da fi-lha de de 5 anos, quando ela perguntou: "Porque é que não podemos ver estas fotos agora?"

Ele percebeu que aquele era o mesmo desejo de muitos fotógrafos amadores.

Desse modo, em 1948ele criou a máquina Polaroid, capaz de produzir fotos instantâneas sem o negativo sair do aparelho.

O negativo é revelado com produtos químicos libertados logo que a foto é tirada.

Eles transportam sais de prata para uma folha de papel 10 segun-dos depois do clic.

Playmobil

Hans Beck, chefe de criação da Geobra-Brandstatter, da Alema-nha, recebeu em 1970 a missão de criar um brinquedo totalmente inovador.

Depois de 4 anos de investigação, apresentou os pequenos persona-gens da família Playmobil, produzidos num plástico bastante resis-tente, que transformaram a empresa no maior fabricante de brin-quedos do país.

Pizza Hut

A cadeia americana foi criada pelos irmãos Dan e Frank Carney, no Kansas, em 1958.

A primeira loja parecia uma cabana - ou, em bom inglês, hut.

Grande parte dos restaurantes segue o padrão do telhado verme-lho, o símbolo da empresa que faz lembrar a cabana dos velhos tempos.

A  Pepsi comprou o negócio em 1978.

Pepsi

O americano Caleb Bradham, farmacêutico de New Bern, na Caro-lina do Norte, em 1898, criou um refrigerante chamado Brad's Drink.

Segundo o inventor, a bebida era revigorante, rejuvenescedora e ajudava na digestão.

O novo nome, Pepsi-Cola, veio dos seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola).

Foi usado pela primeira vez em 28 de agosto, mas Bradham só re-gistrou a marca em 1902.

Parmalat

O italiano Calisto Tanzi tinha 21 anos quando o seu pai morreu e foi obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio.

Até que resolveu inovar e investir no leite.

Criou a marca Parmalat em 1962: juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte, em italiano).

Parker

George Parker, jovem professor de telegrafia de Wisconsin, EUA, criou um novo modelo de caneta em 1888.

A revolucionária Parker 51, com a pena embutida, que fazia a tinta secar no instante em que tocava o papel.

Durante 1940, a Parker americana decidiu testá-la no mercado bra-sileiro antes de soltá-la para o resto do mundo.

Cinco anos depois, seria com uma delas que o general Eisenhower assinaria a aceitação da rendição alemã na Segunda Guerra Mun-dial.

Singer

O americano Isaac Merritt Singer entrou para a história em Boston no ano de 1852: foi o primeiro a produzir e comercializar uma má-quina de costura de uso doméstico.

Ao observar algumas máquinas em ação, Singer propôs substituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos).

A grande vantagem da máquina de Singer era permitir costuras em qualquer sentido, não só em linha reta.

Rolex

Em 1905, depois de estágios em relojoarias da Suíça, o alemão Hans Wilsdorf fundou com seu cunhado a Wilsdorf & Davis.

Sediada em Londres, a empresa montava e distribuía relógios com mecanismos suíços.

Menos de um ano depois, a Wilsdorf & Davis passou a produzir re-lógios de pulso.

Em 1908, Wilsdorf batizou os seus relógios de Rolex, nome facil-mente pronunciável em todas as línguas europeias.

Somente em 1925, depois de uma grande campanha publicitária, ele lançou a "coroinha", logotipo do Rolex.

Rolex Datejust, de 1945, foi o primeiro relógio de pulso a exibir datas no mostrador.

Sadia

A marca foi criada por seu fundador Attilio Fontana.

O primeiro frigorífico se situava na região de Concórdia, no  Esta-do de Santa Catarina.

O nome foi composto a partir das iniciais SA de "Sociedade Anôni-ma" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA, a partir daí SADIA se tornou marca registrada em 1947.

Teflon

O teflon, foi descoberto quando se abriu um caminhão que trans-portava tetrafluoretilenouma substância gasosa refrigerante, e se percebeu que não havia mais gás algum escapando de dentro do tanque.

Um químico da indústria americana Du Pont, depois de determinar que não houvera falha na válvula do tanque, resolveu por curiosi-dade serrar o tanque e investigar seu interior.

Descobriu então que se formara um pó branco ceroso, resultado da combinação das moléculas do tetrafluoretileno, num processo de polimerização.

Através de análises posteriores, descobriu-se que este novo polí-mero tinha propriedades notáveis.

Era inerte a ácidos, álcalis e calor e extremamente escorregadio.

Por estas propriedades, o produto foi aprimorado e passou ser em-pregado em diversos segmentos da indústria.

Sutiã

Foi uma nova-iorquina quem criou o moderno sutiã em 1913.

Cansada de corpetes de ossos de baleias e de espartilhos, Mary Phelps Jacob, com a ajuda de sua empregada francesa, montou sua invenção usando dois lenços e fitas cor-de-rosa.

Criou uma peça macia e que sustentava os seios com firmeza, o protótipo do sutiã moderno.
 



 
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