Umbanda: Texto Explicativo: Sete linhas de Umbanda (Vibrações)
 


Sete linhas de Umbanda (Vibrações)

Para entender um pouco mais a Umbanda devemos conhecer as linhas ou Vibrações.

Uma linha ou Vibração, equivale a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um “Chefe”.

Este “Chefe” representa para nós um Orixá e cabe a ele uma grande missão no espaço.

Orixá Linha Sincretismo Composição
Oxalá Religiosa Jesus Cristo Santos Católicos, Povo do Oriente,
Mista (Preto-Velhos e Caboclos).
Iemanjá Povo D'água Nª. Srª.
Conceição
Ondinas, Orixás femininos, Sereias, Iaras, Náiades, Ninfas, Caboclas dos rios, Fontes, Cachoeiras e Marinheiros.
Xangô Justiça São Jerônimo Mista (Caboclos e Preto-Velhos), Policiais, Juristas e Advogados.
Ogum Demandas São Jorge Militares, Caboclos, Exus de lei,
Eguns (Almas), Baianos, Boiadeiros e Ciganos.
Oxossi Caboclos São Sebastião Caboclos e Caboclas (Índios) e Boiadeiros
Iori Crianças Cosme e Damião Crianças (Meninos e Meninas)
de todas as raças.
Iorimá Pretos-Velhos São Benedito Pretos e Preta-Velhas de
todas as nações.
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1) Linha de Oxalá
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Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o ver-bo solar.

É a luz refletida que coordena as demais Vibrações.

As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação.

Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticis-mo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma “Chefia de Cabeça”.

2) Linha de Iemanjá
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Essa linha é também conhecida como Povo d'Água.

Iemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda.

As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando Vibrações, de maneira serena.

Seus pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em Orixás da dita linha.

3) Linha de Xangô
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Xangô é o Orixá que coordena toda lei Kármica, é o dirigente das al-mas, o Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritu-al.

Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça.

Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como as montanhas, pedrei-ras e cachoeiras.

4) Linha de Ogum
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A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques consequentes do karma.

É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vi-da.

É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros.

Os Caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacida-de.

Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, deman-das, batalhas, etc.

5) Linha de Oxossi
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A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viven-tes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese.

Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, as-sim como seus conselhos e trabalhos.

Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e ge-ralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.

6) Linha de Iori
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Essas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus cavalos, maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas.

Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos.

Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe de céu e em mantos sagrados.

7) Linha de Iorimá
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Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos pri-meiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações.

São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas cár-micas, revestem-se das roupagens de Preto-Velhos ensinando e pra-ticando as verdadeiras “mirongas”.

Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamen-tos e ensinamentos.

Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando ca-chimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça.

Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de “pegar bem” o apa-relho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros infe-riores, conservando-o sempre curvo.

Falam compassado e pensam bem no que dizem.

Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros “Guias”- o seu braço direito.

Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras pre-ces de humildade.

Linhas Legiões e Falanges

Cada linha compõe-se de Sete Legiões, tendo cada Legião o seu chefe.

Cada Legião divide-se em Sete grandes Falanges, que por sua vez tam-bém tem um Chefe e cada Falange divide-se em Sete Sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.

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