Pensamentos de Ernesto “Che“ Guevara


Ernesto Che Guevara de La Serna
Médico e revolucionário.
Nasceu em Rosário - Argentina em 14/07/1928,
foi executado em 09/10/1967 no vilarejo La Higuera
(Santa Cruz de la Sierra) - Bolívia.


Fundo Musical: Hasta Siempre Comandante
Ernesto Che Guevara de La Serna

“Hasta la vitória, siempre!“

Que vocês sejam capazes de sentir como se fosse com vocês mesmos, qualquer injustiça que seja feita com qualquer ser hu-mano em qualquer parte do planeta.” (em carta a seus filhos)

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qual-quer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário.”

“Eu creio que a primeira coisa que deve caracterizar um jovem comunista é a honra que se sente por ser jovem comunista. Essa honra que o leva a mostrar-se a toda gente na sua condição de ser comunista, que não o submete à clandestinidade, que o não reduz a fórmulas, mas que ele manifesta em cada momento que lhe sai do espírito, que tem interesse porque é o símbolo de seu orgulho. Junta-se a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos seme-lhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo. Isso é algo que deve caracterizar o jovem comunista. Pa-ralelamente, uma grande sensibilidade a todos os problemas e uma grande sensibilidade em relação a justiça.”

“Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mun-do. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos.”

“Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Por-que então ela termina por impor sua própria força às relações en-tre os homens.”

“Nasci na Argentina; não é segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino e, se não ofenderem os ilustríssimo senho-res latino - americano, me sinto tão patriota da América Latina, de qualquer pais da América Latina, como qualquer outro e, no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar minha vida pela libertação de qualquer um dos países latino ame-ricano, sem pedir nada a ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém.”

“Nossos filhos devem possuir as mesmas coisas que as outras cri-anças, mas eles devem também ser privados daquilo que falta às outras crianças.”

“O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialis-mo é um regime a que se chega historicamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distri-buição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa situa-ção de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalis-mo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveita-mento do fruto do trabalho era feito pelos capitalistas individual-mente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção.”

“O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autên-tico sem esta qualidade.”

“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.”

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se co-mete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

“Sempre, aconteça o que acontecer, o médico, por estar tão pró-ximo ao paciente, por conhecer tanto o mais profundo de sua psi-que, por ser a imagem daquele que se acerca da dor e a mitiga, tem uma tarefa muito importante, de muita responsabilidade.”

“Vale milhões de vezes mais a vida de um único ser humano do que todas as propriedades do homem mais rico da terra.”
 

 
Anterior Próxima Pensador Menu Principal