Nossas atitudes

Recebi em 07/12/2005
 
Somos como que um espelho, sempre refletindo Nossas Atitudes...
Ósculos e amplexos...
Marcial
  NOSSAS ATITUDES

Marcial Salaverry

Tudo em nossa vida, é reflexo de nossas atitudes.
A maneira como somos tratados pelos demais, a forma em que vivemos a vida, tudo é mera consequência de nossos atos.
Se procurarmos sempre ser amigáveis, cordatos, e tentarmos "espalhar amizade", acabaremos recebendo amizade em tro-ca. Contudo, se procurarmos sempre espalhar inimizades, ou se procurarmos sempre impor nossa vontade, nossa maneira de ser, acabaremos recebendo má vontade e inimizades em troca. É preciso entender que nem sempre nossa maneira de ver e fazer as coisas é inteiramente aceita pelos demais, e é preciso fazer uma média. Para sermos aceitos, temos que aceitar algo em troca, pois é preciso respeitar para ser res-peitado.
Nossa vida é como um espelho, onde sempre vemos nossa imagem. Como um espelho, ela nos devolverá aquilo que mos-trarmos, aquilo que oferecermos.
Como estamos na era do computador, recebi do amigo Edson L. Nascimento, um texto que fala justamente disso, compa-rando nossas atitudes a um computador. Vejam:

ATITUDES
As nossas atitudes são como arquivos do Windows.
A diferença é que os arquivos do Windows tem como recupe-rar e quando estão meio bagunçados colocamos para desfrag-mentar e se não resolver ainda podemos formatá-lo e come-çar tudo novamente.
Mas, ainda não inventaram um sistema para desfragmentar atitudes e gestos. Palavras ditas e flechas lançadas não voltam atrás.
O carinho e o afeto que recebemos são merecimentos pelo que fazemos de bom ou de ruim.
Edson L. Nascimento

Realmente, o amigo Edson está certo. Recebemos carinho e afeto por merecimentos, quando procuramos distribuir cari-nho, afeto e bom humor, ou não os receberemos, se, ao con-trário, distribuirmos mau humor e maus tratos àqueles que nos cercam.
Contudo, permito-me um pequeno aparte, pois é possível "des-fragmentar atitudes ou gestos".
Basta que reformulemos nossa linha de conduta, se perceber-mos que à nossa volta as pessoas se magoam e se afastam. Nesse momento, precisamos ver o que está se passando. Algo não está certo. Como ninguém pode se considerar como dono da verdade, é importante tentar descobrir o porque de uma atitude negativa que pessoas amigas começam a tomar a nosso respeito. Se são pessoas amigas, saber o porque come-çam a nos evitar, ou mesmo a nos recriminar.
É sinal de que algo está errado.
Então, vamos desfragmentar nosso Windows Atitudal. Vamos descobrir o que estamos fazendo de errado.  Se, como disse o Edson, "palavras ditas e flechas lançadas não voltam atrás", podemos, ao menos, tentar minimizar os efeitos por elas cau-sados. Pelas palavras ditas em ocasião inoportuna, de maneira inadequada, sempre poderemos nos desculpar. Desculpas que poderão ou não ser aceitas. Certas atitudes poderão ou não ser explicadas. Os atos ou palavras, poderão ser simplesmen-te deletados, mas possivelmente não serão esquecidos.
Amizades muitas vezes assim se perdem.
Mas a desfragmentação poderá ser feita. Poderemos refor-mular nossa linha de conduta, para evitar que, o que nos trouxe consequências tão danosas, se repita. Se determinada atitude nossa magoou algumas pessoas, por que insistir nela? Por que continuarmos a agir da mesma maneira, se já ficou provado não ser adequada tal maneira de levar a vida?
Enfim, amigo Edson, penso que, se usarmos bom senso, e pon-derarmos queo mundo não gira em torno de nosso umbigo, descobriremos que se quisermos ser respeitados e benquis-tos, deveremos saber desfragmentar nosso Windows interno, e mudar tudo.
É muito simplista o julgamento que algumas pessoas fazem, de que o que importa é nossa opinião, e quem não pensa como nós está errado. Cada qual tem uma determinada maneira de enca-rar a vida, e deveremos saber respeitá-la. Se estiver certo ou errado, é algo que esse alguém acabará descobrindo diante de seu espelho particular.
Devemos reservar nossa opinião, para quando ela for pedida.
Algo que penso, todos concordarão comigo. É importante ter-mos UM LINDO DIA.

Aquilo que damos, recebemos...
Oferecer carinho,
É o caminho
 
Marcial Salaverry



Fundo Musical: Travessia

Formatado por Thereza Cristina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior Próxima Mensagens Menu Principal