Sinceridade!
 

Sinceridade significa fidelidade, lealdade,
honestidade, lisura de caráter, boa-fé...
Consigo próprio e com os outros.

No mundo conturbado e cheio de engano em que vivemos ainda existe sinceridade.

Não podemos duvidar de todos, pois tem aqueles que preferem à morte que a mentira, do que difamar ou trair, embora sofram mui-to, pois tem hora que a circunstância o obriga a negar a since-ridade, mas ele luta com todas as forças e não deixa de ser sincero.

Tenho um amigo, que trabalha em uma função bastante humilde e ele é subordinado a muitos, ele me contou que sua diretora e se-cretária constantemente lhe pediam para que ele caso alguém perguntasse pela diretora ou secretária que deveria responder que não se encontravam naquele momento, ao que meu amigo sempre respondeu para seus chefes, não posso mentir, embora ele precise do emprego, mas entende que a verdade e a sinceridade estão acima do emprego.

Dizem que foram os romanos que inventaram a palavra sincera.

Que veio do antigo latim, e de Roma chegou até nós.

Contam que os romanos fabricavam certos vasos de uma cera es-pecial.

Pela perfeição e pureza das ceras os vasos se tornavam trans-parentes.

Em alguns casos, dava pra se enxergar uma joia ou outro objeto que estivesse no interior do vaso.

Para o vaso, tão puro e transparente, os romanos falavam: Como é lindo...”

Parece até que não tem cera é um vaso “sine-cera! “Sine-cera (em latim) queria dizer: “sem cera... “Sine-cera acabou che-gando na palavra “sincera” era pois, uma qualidade de vaso per-feito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas pare-des...

E da antiga cerâmica romana, o vocábulo passou a ter um signifi-cado muito mais elevado.

Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.

O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas pala-vras, os nobres sentimentos de seu coração.

Apesar do tópico acima referente aos romanos que você poderá já conhecê-lo, da pra se antever que a sinceridade sempre foi pré-requisito para se ter uma vida digna, honrada e podermos apro-ximar de Deus, haja vista a queda do primeiro homem que foi por falta de sinceridade com o Criador.

E na Bíblia Sagrada a palavra sinceridade já está registrada em vários livros do Antigo Testamento como: , Josué, salmos e provérbios onde está muito claro que o Senhor Deus só agrada do homem sincero.

Para não alongar tanto texto o leitor poderá ler em Malaquias Capítulo 2 versos 1 a 9, onde o Profeta Malaquias “conclama o po-vo à sinceridade e à santidade.

Através de Malaquias, Deus requeria de Israel sinceridade e santidade, por ser a nação eleita que ele separou dentre outras para abençoar, principalmente na produção e colheita de manti-mentos, porém pela falta de sinceridade o povo desobedecia e o Senhor lhes punia, conforme Hebreus capítulo 2 verso 2Porque, se pela palavra falada pelos anjos permaneceu firme, a toda trans-gressão e desobediência recebeu a justa retribuição.

Então toda pessoa que não é sincera a seu tempo terá a devida cobrança, assim como todos os que praticam obras de justiça terão suas recompensas.

Vejam abaixo também que a sinceridade tem muito a ver com o poder da oração, pois nossos pedidos têm que sair de um puro e sincero coração.

E quando orares, não seja como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens.

Em verdade eu vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu quando orares entra no teu quarto, e, fechando a tua porta, ora ao teu Pai que está em oculto: e teu pai que vê secretamente, te recompensará.

E orando não usem de vãs repetições como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (S. Mateus capítulo 6, versos 5 a 7) vejam que para a oração ser ouvida ela tem que brotar do coração, porque às vezes a pessoa poderá enganar a muitos como: não ser sincero, com a esposa, com o esposo, com amigo, com a família, com o emprego, seja lá com qualquer ser humano, deve-se lembrar que de Deus ninguém esconde nada, pois ele sonda até os nossos pensamentos.

Dizem que a consciência é a mais fiel das confidentes, como será que vive aquele que não é sincero?

Hoje é uma grande dádiva quando a gente encontra alguém que realmente é sincero, alguém que você possa lhe contar suas dores, seus defeitos, seu gemido e também suas vitórias, alguém que podemos confiar nossos segredos.

FAÇA DE SI UMA PESSOA QUE QUANDO ALGUÉM LHE
PERGUNTAR O QUE VOCÊ GOSTA MAIS DE SI MESMA,
VOCÊ PODERÁ RESPONDER "A SINCERIDADE"


Valeriano Luiz da Silva
Anápolis - GO - 02/07/2004 - 23:30 hs



 

 
Anterior  Próxima Crônicas Menu Principal