Os Números PI E PHI
 
Recebi em 03/10/2013

 
Com os amigos esta curiosa descrição sobre os referidos símbolos.
Salientando  que a leitura atenta desta análise
é cultura ...!!!!
Vale a pena ler atentamente!!!!
a fim de que a vossa cultura
registe valor acrescentado... eh eh eh eh.

É um pouco extensa a análise ou descrição mas a ciência é assim,
tem de ser bem fundamentada e explicada.
E mais não digo...
Recebam abs fraternos
do amigo
Os Números PI E PHI

Todos nós já ouvimos falar em número Pi.

É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro.

Equivale a: 3,141592653589793238462643383279502884197169399375... e é co-nhecido vulgarmente como 3,1416.

Não confundir com o número Phi que corresponde a 1,618.

O número Phi (letra grega que se pronuncia "fi") apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante.

Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal.

Os gregos criaram então o retângulo de ouro.

Era um retângulo, do qual extraiu-se uma proporção: o lado maior dividido pelo lado menor.

E a partir dessa proporção tudo era construído.

Assim eles fizeram o Parthenon:
A proporção nos retângulos que formam a face central e a lateral;
A profundidade dividida pelo comprimento ou altura;
Tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.

Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides:
Cada pedra era
1,618 menor do que a pedra de baixo, ou seja, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3ª fileira e assim por diante.

Durante milênios, a arquitetura clássica grega prevaleceu.

O retângulo de ouro era padrão.

Mas, depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas, que não utilizavam o retângulo de ouro grego.

No ano 1200, contudo, Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o cresci-mento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a Série Fibonacci.

A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam.

A partir da reprodução de várias gerações chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores: 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...

1 + 1 = 2
2 + 1 =
3
3 + 2 =
5
5 + 3 =
8
8 + 5 =
13
13 + 8 =
21
21 + 13 =
34... e assim por diante.

Aí entra a 1ª "coincidência": a proporção de crescimento média da série é 1,618 (o número Phi).

Os números variam, um pouco acima às vezes, em outras um pouco abaixo, mas a média é 1,618 - exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos.

Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção, a ponto de os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começa-ram a descobrir coisas fantásticas.

Por exemplo:
A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia
é de 1,618;

A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;

A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais das sementes de um girassol é de 1,618;

A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618;

E não só na Terra se encontra tal proporção.

Nas galáxias, as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618.

Por isso, o número Phi ficou conhecido como: A DIVINA PROPORÇÃO

Por que os historiadores religiosos descrevem que foi a beleza perfeita que Deus te-ria escolhido para fazer o mundo?

Por volta de 1500, com o retorno do Renascentismo, a cultura clássica voltou à mo-da.

Michelangelo e, principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras.

Mas da Vinci foi ainda mais longe: ele, como cientista, usava cadáveres para medir as proporções do corpo humano e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano... obra prima de Deus.

Por exemplo:
Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão:
o resultado é 1,618.

Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1,618.

Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela distância da dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1,618;

Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão: o resultado é 1,618;

A altura do seu crânio dividido pelo distância da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;

Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax: o resultado é 1,618;

Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica, que não são instru-mentos precisos de medição.

Tudo, cada osso do corpo humano, é regido pela Divina Proporção.

Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem, coi-sas teoricamente diferentes, são todas ligadas numa proporção em comum.

Até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.

Não por acaso é usada, hoje, pelos "inteligentes" no nosso dia-a-dia: meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada.

Lembre-se de considerar sempre possíveis erros de medida da régua ou fita métrica.

Encontramos ainda o número Phi em famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven, e em outras diversas obras.

Então... isso tudo seria uma mera coincidência?

Colaboração do amigo José Moura Belo (Portugal)

Fundo Musical: Leaves In The Wind - Ernesto Cortázar


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