Umbanda: Texto: Apresentação: Preta-Velhas
 


Vovó Maria Redonda

Principio de 1750, mais um Navio Negreiro aporta no Cais do Valongo, hoje Porto da Imperatriz no Rio de Janeiro.

Entre os escravos que ali começavam seus martírios descia Amori uma menina de sete anos agarrada a seu irmão Bukola de dez anos, uma mistura de medo do desconhecido e de se perder do irmão a deixava em pânico, mas nada poderia evitar o que estava para acontecer.

Depois de lavados foram levados a uma Praça Pública e como num leilão foram vendidos, Amori foi vendida para a Fazenda Santa Fé de propriedade do Senhor Jerônimo e sua esposa Zélia.

Bukola foi vendido para a Fazenda Boa União, Amori e Bukola cho-ravam desesperados mas nada puderam fazer, foram arrastados cada um para sua sina.

Amori e mais quatro Negros foram comprados naquele dia, Senhor Jerônimo gostava de levar escravas jovens, pois eram mais férteis com mais tempo de reprodução.

Chegando a Fazenda Santa Fé antes mesmo de irem para a Senzala foram alimentados e batizados com nomes Católicos, Amori passou a ser Maria.

As negras tinham um acordo com seus Orixás elas pediam proteção aos seus filhos que foram tirados de seus braços, em contra par-tida as crianças que ali chegavam todas as negras as tratavam como se suas mães fossem.

Assim Maria cresceu trabalhando na Casa Grande ou na colheita da Cana.

Na Casa Grande, entre todas as iguarias, adorou os doces, o que com o tempo a fez adquirir diabetes e colheu o efeito da doença na velhice.

Aos treze anos ficou grávida e pouco depois deu a luz a forte menino mulato, mas nunca souberam quem era o pai, pois Maria nunca revelou.

Houve boato que o Senhor, dono das terras sempre era o primeiro de todas as jovens escravas, talvez esse fosse o motivo de nin-guém saber quem era o verdadeiro pai.

Maria agora vivia feliz, tinha um motivo na sua vida para continuar a lutar, cuidava com muito amor de Agostinho, o menino era muito esperto e se desenvolvia com muita rapidez, Maria agora já cuidava da cozinha, sua habilidade na Gastronomia era fora do normal, uma verdadeira cozinheira.

Um dia após o almoço foi chamada lá fora por Eugênia uma jovem negra de aproximadamente vinte anos, em seu rosto o desespero era aparente, e Maria perguntou o que houve, Eugênia lhe contou que Agostinho e mais três escravos tinham sido vendidos para a Fazenda Águas Limpas.

Maria saiu correndo mas só pode ver a carroça sumir numa curva da montanha, desesperada procurou o patrão, que nem quis rece-bê-la.

Desnorteada voltou para a Senzala e de lá não saiu por dois dias, no terceiro dia foi tirada a mando do patrão e chicoteada, para servir de exemplo aos demais.

Depois disso nunca mais trabalhou na cozinha, pois os patrões tinham medo dela envenenar a comida, foi trabalhar no estoque dos grãos, por que devido a seu peso não aguentava a lida no campo.

Aos 22 anos engravidou novamente e dessa vez teve uma menina mulata, a qual deu o nome de Luzia.

Através de mironga tirou sua fertilidade com medo de sofrer nova-mente, o que a engordou mais ainda.

Nunca teve um namorado, não queria se apegar a ninguém tinha medo da separação.

Cuidou de Luzia até os sete anos, quando foi vendida para a Fazenda Pocinho.

Já bem gorda e com começo de trombose em suas pernas, Maria não dava conta dos afazeres, mesmo não sendo muito velha lhe foi autorizado por dona Zélia a construção de uma choupana para ela poder viver sem ter que voltar a senzala, negras mirongueiras a ajudavam ensinando chás e infusões para a melhoria das suas pernas.

Durante o dia ajudava como podia do estoque dos grãos e a tarde era vista sentada do lado de fora da choupana num toco rodeada das crianças.

E assim ficou conhecida como Vó Maria Redonda, pouco antes do seu desenlace foi visitada por Bukola em sonho, ele estava todo de branco com um sorriso largo dizia a irmã, “venha minha irmã nos-sa missão acabou.

Dias depois a porta da choupana não se abriu, quando a encon-traram estava morta com um sorriso no rosto.

Hoje trabalha na Umbanda na Linha das Almas sob a Benção de Mamãe Nanã, auxiliando os que necessitam do seu Amor.

SALVE A UMBANDA
ADOREI AS ALMAS...

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 Nomes de algumas Preta-Velhass
 
  Vovó Ana   Vovó Benedita
  Vovó Cambinda (ou Cambina)   Vovó Catarina
  Vovó Chica   Vovó Gabriela
  Vovó Luiza   Vovó Manuela
  Vovó Maria Conga   Vovó Maria Redonda
  Vovó Maria da Serra   Vovó Maria de Minas
  Vovó Maria do Rosário   Vovó Mariana
  Vovó Quitéria   Vovó Rita
Vovó Rosa da Bahia

Obs. Normalmente as Preta-Velhas tratados por Vovó, são mais “Velhas” do que aquelas tratados por Mãe ou Tia.

Oferendas

As Preta-Velhas são as responsáveis, também, por cuidar das cri-anças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião.

Oferendas

As comidas prediletas delas são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

O que oferecer para Preta-Velhas?

Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café.

Acenda a vela branca e ofereça para os Preta-Velhass.

Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

Quais são as ervas dos Preta-Velhas

As ervas que mais utilizam

O manjericão, para melhorar o padrão dos pensamentos.

O alecrim, para ajudar em curas físicas diversas.

A espada de São Jorge, para proteção espiritual.

A arruda para descarrego.

A guiné para trabalhar com a prosperidade.

O que Preta-Velhas gostam de fumar?

As Preta-Velhas não utilizam somente o cachimbo, mas também o cigarro de palha e até charuto (sendo o cachimbo o mais utilizado por esta linha de trabalho).

Ligadas geralmente à vibração de Omolu, costumam fumar cachim-bo, realizar benzimentos com ramos de arruda, rezando com terço e aspergindo água fluidificada.

As baforadas com fumo são, segundo a crença umbandista, para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de con-sulentes.

Qual é a bebida preferida dos
Preta-Velhas?

Café preto, vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel (às ve-zes misturam ervas e outros elementos na bebida).

Qual a fruta dos Preta-Velhas?

Coco seco, uva itália, melão, pera, pinha.

Qual a comida dos Preta-Velhas?

Bolo de milho, Pamonha, Cural, Pipoca, Bolo de fubá, Tutu de fei-jão, Mandioca frita, Batata doce, Doce de abóbora, Rapadura.

Onde colocar oferenda
para Preta-Velhas?

Dentro da “casinha branca de varanda” como narra a poesia, en-contra-se um casal de Preto-Velhos e a frente da Casa, as pessoas geralmente depositam suas oferendas.

O que fazer depois com as oferendas?

Caso faça as oferendas em casa, deixe por 3 dias e depois despa-che.

Não há a necessidade de despachar as vasilhas junto, porque após 3 dias, não há mais nada ali a não ser lixo.

Você pode colocar na folha de mamona ou bananeira e despachar num matinho.

Fonte: Google e Páginas da Internet

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