Lenda Hindu

Colaboração recebida do amigo Marcelo Chaves em 06/08/2010



“Que o amor de Cristo esteja sempre conosco”

LAKSHIMI

Conta uma lenda hindu que um menino perguntou ao pai como pro-ceder para ser bem sucedido na vida. Dentro da sua crença tinha dúvida se deveria cultuar Lakshimi, a deusa da riqueza, ou Saras-vathi, a deusa da sabedoria.

O pai não lhe respondeu logo. Fechou os olhos e meditou um pou-co sobre a resposta que daria ao filho.

Ao sair de sua meditação, com um leve sorriso, disse-lhe que cultu-asse Sarasvathi; que a amasse como se fosse sua namorada.

Antes que o menino fizesse mais indagações esclareceu-lhe que, assim procedendo, Lakshimi para conquistar a sua simpatia faria o máximo para adulá-lo, cobrindo-lhe de riquezas e mais tudo de bom que desejasse.

Esta alegoria do panteão de deuses hinduístas nos leva a compre-ender que a riqueza não existe sem a sabedoria. É um aprendizado que faz parte da trajetória humana. O arquétipo, representado na cultura hindu pela Deusa Lakshimi, simboliza a riqueza de espírito.

Nunca, nunca usa a palavra pobre, principalmente a seu respeito. A Vida já é uma riqueza. Quanto custaria a sua Vida? Não tem preço que pague.

Cultive a sabedoria. Saiba pairar acima das mazelas humanas. Re-cuse ser possuído por atitudes e sentimentos negativos.

Rechace as mágoas, os ressentimentos, o ciúme, o despeito, a in-veja, a vingança, a bisbilhotice, o egoísmo, a descrença, a egolatria e outras atividades do ego humano carregadas de baixa vibração.

Exerça suas virtudes e talentos com a naturalidade do rouxinol que nos encanta com o seu cantar.

Concentre-se na solução dos seus problemas. Seja gentil com toda forma de vida, Respeite os limites que existe em toda relação. Con-sidere o direito dos outros, que é exatamente onde termina o seu.

Todos  nós somos filhos de um único Pai, o Criador, que por amor nos deu a Vida e espera que a compreendamos, que venhamos a evoluir dentro de suas Perfeitas Leis.

Assim feito, logo começará a receber as riquezas, e dentre todas elas as primeiras a surgirem, a paz em seu espírito e alegria em seu coração.


Muita sabedoria!

Fundo Musical: Indiana

Se desejar ler mais Lendas ou Folclores,
escolha uma das Opções abaixo.

 Poeta Valeriano Luiz da Silva

 Poetisa Dalinha Catunda

 Poetisa Maria Tomasia  Poetisa Ninita Lucena

Anterior Lendas Menu Principal