História de Curitiba,
Capital do Estado do Paraná

Universidade Federal do Paraná - Curitiba - Paraná - Brasil

Universidade Federal do Paraná
 
Jardim Botânico de Curitiba - Paraná - Brasil
 
Jardim Botânico de Curitiba - Paraná - Brasil

Jardim Botânico

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

            Curitiba é um município brasileiro, capital do Estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.848.946 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolita-na de Curitiba, formada por 29 municípios, com 3.400.357 habitantes numa área de 15.447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil e a se-gunda maior da Região Sul, ficando somente atrás da Região Metropolitana de Porto Ale-gre. A capital do Paraná ao longo dos últimos anos tem se consolidado como a cidade mais rica do Sul do país e a quarta em nível nacional.

            Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada Província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucra-nianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje.

            A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacional-mente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Hoje, a cidade tem um senso de vida cosmopolita.

            Curitiba também tem altos índices de educação, o menor índice de analfabe-tismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desem-penho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro, indicou Curitiba na 49ª colocação entre as cidades com maior influên-cia global. Curitiba também foi citada, em uma recente pesquisa publicada pela revis-ta Forbes, como a terceira cidade mais sagaz do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. Curitiba é também uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, sendo considerada um dos centros mais globalizados do planeta, recebendo a classificação de cidade global gama - , por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). Entretanto, alguns problemas socio-econômicos persistem, sendo a cidade considera-da a sexta capital mais violenta do país.

Etimologia

            A hipótese mais popular para a origem do nome da cidade é a de que este derivaria da expressão indígena "curi'i ty(b) ba", que, em língua guarani, significa "muito pinhão". Mais precisamente, "Curi'i", ou "coré" significa "pinheiro do paraná", ou talvez "pinhão" (a semente do pinheiro); "tib" vem do verbo existencial "i tib"; e "ba" é um sufixo locativo, livremente traduzido para "lugar onde". Eduardo de Almeida Navarro sugere a junção do termo da língua geral meridional kuri (pinheiro, araucária) com o termo tupi tyba (ajuntamento), significando "ajuntamento de araucárias". Em tupi, coré seria algo como pinheiro, pinhão, e etuba é um sufixo que indica ajuntamento, portanto seria algo como "ajuntamento de pinheiros", ou, conforme traduz Silveira Bueno, "pinheiral".

            A denominação pela qual são conhecidos os habitantes do município é curitiba-nos, denominação que serviu de topônimo para um município do estado vizinho de Santa Catarina, isto é, o município de Curitibanos, fundado por antigos habitantes de Curitiba.

            Curitiba é responsável por alguns títulos colecionados no decorrer do passado his-tórico, sendo um dos apelidos que a população mais conhece o de Cidade Sorriso. De acordo com a disponibilidade da história, o nascimento desse apelido apareceu em um documento ufanista que tinha, como objetivo, a reversão da famosa antipatia sofrida pelo povo da cidade. Outro título dado ao município foi de Capital Ecológica, porque as políticas da prefeitura voltam sua atenção para a sustentabilidade.

Para mais detalhes sobre Curitiba, consulte o link abaixo:
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

Voltar para o Menu do Site

Webmaster: Carlos Roberto Lemberg
Copyright © 2004 Todos os Direitos Reservados